Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 16 de dezembro de 2025

MUNDO: O grupo Hamas e Israel concordaram com o primeiro passo de um plano de cessar-fogo, proposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em um grande avanço que muitos estão comemorando com otimismo cauteloso.
A primeira fase do acordo incluirá a libertação de todos os reféns, a retirada das tropas israelenses de Gaza para uma linha previamente acordada e a soltura de alguns prisioneiros e detidos palestinos. Trump também anunciou a criação de um "conselho de paz".
No mês passado, após Israel fazer várias revisões no texto do plano, alguns líderes árabes hesitaram e pediram que a proposta não fosse tornada pública, disseram pessoas familiarizadas com a situação. A Casa Branca divulgou o plano mesmo assim, e os líderes árabes aderiram.
E quando o grupo Hamas ofereceu uma resposta que não chegou a endossar totalmente cada um dos 20 pontos do plano, Netanyahu hesitou em considerar a resposta uma vitória.
O presidente americano encarou a situação de forma diferente e disse ao premiê israelense que estava sendo negativo, segundo uma pessoa familiarizada com a ligação.